Vacinação - qual a sua importância?

Quando recebemos em nossa casa um animal de estimação, uma das principais preocupações deve ser com o seu estado vacinal.

O programa vacinal de cada cachorro ou gatinho deve ser sempre adaptado à idade, estado de saúde e estilo de vida, e por isso é obrigatório que seja sempre executado por um médico veterinário, e em todos os casos precedida por um exame clínico rigoroso de forma a garantir que o animal está saudável e em condições de ser vacinado.

A vacinação do seu cachorro ou gatinho é importante porque apesar de após o nascimento os animais que tenham uma boa amamentação adquiram algumas defesas que lhes são transferidas da mãe, estas defesas têm duração curta, limitada e variável consoante as doenças. Se não forem convenientemente imunizados (vacinados) podem ficar desprotegidos.

A vacinação oferece ao seu cão ou gato protecção contra várias doenças infectocontagiosas e é extremamente importante em todas as circunstâncias porque mesmo com a aquisição de algumas defesas através do leite materno, estas têm uma duração limitada e a partir de certa altura acabarão por ficar totalmente desprotegidos.

Esta é também uma importante questão não só de saúde animal, como também de saúde pública, uma vez que algumas das doenças que afectam os animais são também transmissíveis aos humanos.

Habitualmente, é aconselhável fazer a primeira consulta entre as 6 e as 8 semanas de idade, e as primeiras vacinas requerem reforços, no entanto, após o primeiro ano a vacinação é repetida apenas anualmente, salvo raras excepções.

De que vacinas precisa o meu cão?

Os cachorrinhos devem ser vacinados contra a esgana, parvovirose, leptospirose, hepatite e tosse de canil. A vacina da raiva, que é obrigatória em Portugal (assim como o microchip), pode ser administrada a partir dos 3 meses (12 semanas de idade) e consoante o laboratório que a produz, pode ser reforçada anualmente ou de 3 em 3 anos.

Existem também disponíveis no mercado as vacinas contra a leishmaniose e piroplasmose.

E o meu gato?

Os gatinhos devem ser vacinados contra o calicivírus, panleucopénia e herpesvírus felinos.

Devem ser oportunamente testados para o FIV (vírus da imunodeficiência felina) e FeLV (vírus da leucemia felina), através de um exame sanguíneo. Se forem negativos para o FeLV, poderão ser vacinados contra esta doença também. A vacina da raiva, embora não seja obrigatória para gatos em Portugal, pode também ser administrada a partir dos 3 meses de idade.

Lembre-se que em caso de dúvida, o seu médico veterinário saberá aconselhá-lo sobre qual a melhor abordagem para o seu animal de estimação.